Como Colocar Linhas em Molinetes Long Cast

por | maio 5, 2022 | PESCA DE PRAIA | 0 Comentários

Quando pensamos em pesca de praia logo nos vem à mente arremessos longos, porém, para atingir esse objetivo precisamos mais do que um conjunto equilibrado. A forma de colocar a linha no molinete é um fator determinante para alcançar longas distâncias.

Para minimizar os efeitos da maré utilizamos linhas finas, dessa forma o rasto é menor deixando o chicote no local exato onde foi arremessado, além do menor atrito com o ar durante o arremesso.

Os molinetes long cast possuem o carretel raso com grande capacidade de linha, em alguns modelos podendo até comportar 400 metros de linha, como é o caso do modelo Long Beach 8000 da Rapala.

As linhas comercializadas para essa modalidade de pesca possuem 300 metros, ou seja, mesmo sendo uma grande quantidade, não é suficiente para abastecer um molinete por completo. É possível pescar dessa forma, mas a linha terá mais atrito com a borda do carretel, perdendo distância nos arremessos.

Para solucionar esse problema vamos apresentar duas formas fáceis de colocar a linha com auxílio de uma cama, confira:

PROCESSO COM DOIS CARRETÉIS

O primeiro passo é abastecer o molinete com a linha principal na base e posteriormente completar com a linha da cama até o limite do carretel. Para fazer a união entre ela recomendamos o nó alemão ou nó de sangue.

Após o carretel preenchido trocamos pelo reserva vazio, voltamos a recolher a linha, mas dessa vez começando pela cama deixando a linha principal por cima.

Vale lembrar que esse processo necessita de um molinete que possua um carretel reserva.

PROCESSO COM UM CARRETEL

Para esse processo vamos levar em consideração as características técnicas fornecidas pelo fabricante, no caso do modelo Long Beach a capacidade de linha 0.20 milímetros é 410 metros.

Para fazer a cama a linha deve ser da mesma espessura, ou seja, 0.20 milímetros que somada a linha principal totalizam 400 metros.

Para compensar os 10 metros que ainda faltam coloque o arranque progressivo.

Assista no vídeo abaixo o que é e como funciona o arranque progressivo.

Assista o vídeo com o passo a passo completo utilizando os dois métodos para colocar linha no molinete.

DICAS

  • Utilize linhas com espessuras iguais ou parecidas entre a cama e a principal. A linha grossa pode fazer buracos na cama, prendendo a linha principal que pode prender o arremesso ou até mesmo trancar, fazendo a mesma arrebentar;
  • O arranque progressivo deve começar na mesma espessura ou um pouco maior do que a linha principal. Caso não encontre, corte alguns metros até ficar compatível com a linha do molinete.

Não quer errar na cama do seu molinete?!

Comprando aqui o seu equipamento vamos deixá-lo pronto para pescaria, você ainda recebe 5% de volta no nosso programa de fidelidade CLUBE PAPASIRI.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com