Em nossa loja recebemos muitos relatos de clientes que não conseguem pescar com carretilha devido a problemas como cabeleira. Muitos desses imprevistos podem ser ocasionados pela forma errada de colocar a linha na carretilha. Nesta matéria preparamos 7 dicas e mais um bônus para tirar suas dúvidas e facilitar esse processo.
Antes de iniciar o passo a passo confira a matéria as vantagens e desvantagens de usar uma linha de multifilamento.
DICA 01 – LINHA COMPATÍVEL
Escolha a linha de acordo com a capacidade de linha da carretilha, dessa forma você terá o melhor desempenho do equipamento.
DICA 02 – NÃO PASSAR A LINHA PELO CARRETEL
Se a linha passar por dentro do carretel pode prejudicar o funcionamento do freio centrífugo e magnético, além de prejudicar nos arremessos podendo até romper a linha.
DICA 03 – CAMA DE MONOFILAMENTO
Como a linha multifilamento não possui aderência no alumínio, indicamos fazer uma base de monofilamento (nylon) de aproximadamente 5 metros. Esse método evita que a linha rode em bloco, além de potencializar a frenagem da carretilha.
DICA 04 – NÓ PARA EMENDA
Para a cama o nó ideal para fixação ao carretel é o modelo de forca ou de correr. Para unir a linha monofilamento com multifilamento utilizamos o nó allbright.
DICA 05 – RECOLHIMENTO
Para uma distribuição de linha homogênea, aperta toda a fricção e tencione a linha para fazer o recolhimento, dessa forma você terá melhor precisão nos arremessos.
DICA 06 – CAPACIDADE DE LINHA
Evite sobrecarregar a carretilha além do seu limite. Para quem está iniciando indicamos utilizar entre 80% e 90% da capacidade máxima do equipamento. Após a prática e conhecer melhor sua carretilha, utilize a linha na sua capacidade máxima.
07 – MANTER A PONTA FIXA
Para guardar a sua carretilha, mantenha sempre a ponta da linha presa. O modo convencional é uma laçada fixada na manivela ou no chassi. Hoje temos o clip para carretilha, um acessório extremamente simples e muito eficaz que mantem a linha presa apenas usando um nó.
A ponta da linha solta pode entrar nas laterais do carretel, trançar no seu próprio eixo ou até mesmo causar a famosa e temida “cabeleira”.
Na pescaria esportiva costumamos apenas usar em torno de 40 metros de linha nos arremessos, sendo assim, o restante continua intacto sem sofrer desgastes. Inverta a linha e utilize a ponta inversa, assim você irá aumentar a vida útil e economizar linha.
Comprando aqui o seu equipamento, além desse cuidado e carinho, você ainda recebe 5% de volta no nosso programa de fidelidade CLUBE PAPASIRI.
Gostou dessa dica?
Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.
Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com.