As vantagens e desvantagens de usar uma linha de multifilamento

por | jan 21, 2020 | PESCA ESPORTIVA, PESQUEIRO | 0 Comentários

Desde do início desde década o uso das linhas de multifilamento vem se popularizando entre os pescadores esportivos, podemos dizer que no inicio as linhas estavam sendo testadas e que nos últimos anos a qualidade das fibras e os métodos de confecção foram virando o jogo, e hoje a linha de multifilamento está presente em praticamente todos as tralhas dos pescadores. Para cada tipo de pescaria, um tipo de linha ideal.

As linhas de multifilamento são fabricadas com fibras sintéticas muito finas e podem ser Dyneema ou Spectra, de acordo com a marca o que muda é a forma de concepção, tipo de tratamento que é dado na fundição dos micro fios, a soma desses fatores podem alterar a superfície da linha deixando mais lisa, reduzir sua aspereza, menos elástica assim por diante.

Na maioria das vezes dependendo da marca e do processo de fabricação podem ser até duas vezes mais fortes que as linhas de monofilamento, isso garante enorme vantagem para o pescador esportivo que já se adaptou com o uso da linha multifilamento.

Esses modelos de linhas possuem um coeficiente de elasticidade que é quase nula, não faz aquele efeito de mola quando liberada do carretel, porém requer regulagem pouco mais leve do freio da carretilha, usando-se menos frenagem. Já com molinete o ideal é deixar colocar a linha com bastante pressão no recolhimento, de forma que ela fique mais compacta no carretel para compensar a falta de elasticidade.

Por ser inelástica aumenta bastante a sensibilidade das batidas na linha, ou ponto interessante é usar a falta de elasticidade para dar resposta imediata nas fisgadas, essa diferença vai ser notada na pescaria de peixes que exigem esta rápida reação como a pesca de dourados de água doce. Nas primeiras pescarias com este tipo de linha é necessário um período de adaptação, exigindo por parte do pescador paciência, conforme ele vai pegando a confiança e os resultados começam a ser alcançados logo das pescarias sem percebe-se que está usando um material diferente.

Como não tem abrasão eles não são indicadas para confeccionar os chicotes, além disso como a maioria tem uma capa de proteção elas acabam escorregando ao fazer uma laçado de chicote entre a própria linha. O recomendado é uso de um líder monofilamento fluorcabon, este pode variar o tamanho e a bitola de acordo com a pescaria, por exemplo uma pesca de robalos usamos linhas de multifilamento de 0,19mm com um leader de fluorocarbon 0,47mm com aproximadamente 25cm, na pescaria de anchovas usamos linha 0,32 com lider 0,62mm de 35cm. Cada pescador pode desenvolver a sua técnica para uso do líder. Já na pesca de fundo usamos um girador para conectar a linha multi com o chicote da ponta.

Confira abaixo um exemplo de nó que é muito eficiente para esse tipo de ligação entre multifilamento e um girador ou snap.

 

Para finalizar vamos destacar abaixo as principais vantagens e desvantagens de usar uma linha multifilamento:

  • Entre os testes com anos equipe foi o desconforto quando o anzol ou isca artificial enrosca em uma estrutura, arrebentar uma linha multifilamento não é tarefa fácil, principalmente quando a bitola é maior que 0,40mm, inclusive mesmo querendo corta-lá não é tão simples, é recomendado o uso de tesouras serrilhas.
  • Quanto ao nós, assim como as linhas de monoflilamento é indispensável que se faça um teste antes de arriscar perder uma bela briga, por serem pouco abrasivas as linhas de multifilamento podem escorregar, alguns nós podem apresentar este defeito, verifique antes de usar. A nossa experiência com linha de multifilamento grossas fez com que sempre fosse adotado um leader de monofilamento na ponta mesmo em uma pescaria pesada como a da Pirarara, dando preferência para os de fluorcarbon.
  • Depois de muito testar em nossas pescarias podemos comprovar que em condições normais de uso, as linhas de multifilamento acabam tendo o custo x benefício melhor que as linhas de monofilamento, quanto maior a bitola maior é a durabilidade, por exemplo uma linha 0,56mm pode durar até um ano de uso, as linha de pesca de praia com bitola aproximada de 0,10mm, por serem muito finas e mais expostas aos efeitos do tempo mantém a sua qualidade até seis meses sem a necessidade de manutenção. Esta manutenção pode ser feita invertendo a linha ou lubrificando, neste caso recomendamos o uso do Jimo Silicone (inodoro) ou sprays específicos para linhas de pesca.
  • Hoje com os novos processos de fabricação as linhas de multifilamento são usadas em praticamente todas as modalidades de pesca, quem gosta de emoções fortes e de equipamentos cada vez mais leves e eficientes com certeza vai ficar satisfeito com o resultado das linhas de multifilamento.

Confira nosso vídeo que dá uma dica de como unir uma linha monofilamento com multifilamento:

Acesse o site e confiras os modelos e marcas disponíveis de linhas multifilamento.

Vale destacar que comprando seu equipamento conosco além de uma suporte pós vendas com a melhor avaliação dos clientes, você também recebe de volta 5% do valor das suas compras com nosso programa de fidelidade CLUBE PAPASIRI.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com