Saco de dormir: como funcionam as temperaturas e tipos de enchimento

por | ago 3, 2021 | Camping, CAMPING E AVENTURA | 0 Comentários

O saco de dormir é um equipamento extremamente importante quando o assunto é manter-se aquecido, vale lembrar que o mesmo não é útil apenas no inverno pois, mesmo no verão temperaturas podem cair em decorrência de diversos fatores, como estar próximo a natureza, por exemplo. Nesta matéria iremos falar deste item com o objetivo de diminuir as dúvidas sobre ele.

  • Como funcionam as temperaturas 

O saco de dormir não é um aquecedor, ele apenas mantém o calor que já provém do seu corpo. Isso indica que é necessário estar bem no quesito aquecimento corporal para dormir bem, além disso, fatores devem ser levados em conta como idade, gênero, estado da saúde (alimentação saudável, exercício físico…) dentre outras particularidades.

Estes equipamentos, normalmente, seguem alguma norma para definir suas temperaturas, vamos pôr como exemplo a marca Deuter que segue a norma EN13537, esta funciona usando 3 temperaturas, sendo uma para mulheres, outra para homens e a temperatura extrema, lembrando que de forma geral, as mulheres sentem mais frio que os homens.

Temperatura de conforto: essa é a que uma mulher padrão dorme confortavelmente.

Temperatura limite (temperatura de transição): é uma temperatura mais baixa, na qual um homem padrão dormirá de maneira confortável.

Temperatura extrema: a partir desta faixa de temperatura, também chamada faixa de risco, Deve esperar sentir uma forte sensação de frio e há risco de danos à saúde por hipotermia.

De maneira sucinta, a maneira mais fácil de escolher seu saco de dormir pela temperatura é: se você for mulher escolher pela temperatura de conforto e se for homem escolher de acordo com a temperatura limite. Sobre a temperatura extrema, não é aconselhado comprar visando a mesma pois, esta é para casos de emergência e não consegue-se dormir confortável nesta temperatura.

  • Tipos de enchimento

Basicamente há dois tipos de enchimento quando se trata de sacos de dormir, o sintético e feito de plumas.

Sintético: o valor deste do saco de dormir com esse tipo de enchimento é menor, essa vantagem talvez seja a que mais atrai os aventureiros. Esse tipo também mesmo úmido continua te mantendo aquecido. Porém, sua maior desvantagem é que é necessário mais quantidade deste produtos para se alcançar as temperaturas desejadas, tornando o saco de dormir mais volumoso e pesado.

Pluma: estas podem ser de pato ou ganso, sendo este o enchimento mais eficaz que tem no mercado, ou seja, é necessário menos quantidade do mesmo para alcançar a temperatura ideal, sendo um saco de dormir mais leve e compacto. Ao optar por comprar um saco de dormir com o enchimento de plumas, vale lembrar que o mesmo contém uma quantidade de penas também, essa quantidade deve ser igual ou superior a 30% do enchimento do produto, sendo os outros 70% de plumas, para assim se ter um enchimento de qualidade. Outro ponto importante é que as marcas mais conceituadas como a Deuter Sea To Summit fazem uso de plumas homologadas por instituições que garantem que não houve maus tratos de animais, isto reconhecido por um selo RDS (Responsible Down Standard). Outra característica importante dos sacos de dormir enchidos de plumas é que molhados eles perdem a capacidade de mantê-lo aquecido, porém, volta ao normal ao estar seco novamente.

DICAS

  • Evite sacos extra dimensionados, eles tendem a não concentrar o calor por conta das lacunas entre o corpo;
  • O uso do isolante térmico é imprescindível para o funcionamento correto do saco de dormir pois, evita o contato direto com o solo além de fazer a proteção contra umidade;
  • Sempre leve em sua bagagem um saco ou cobertor térmico aluminizado, em casos de frio extremo ele irá ajudar a concentrar o calor;
  • Para potencializar o aquecimento do seu saco de dormir recomendamos o lençol térmico que pode aumentar até 15°C.

Agora você já pode adquirir seu saco de dormir sem dúvidas, acesse o nosso site e confira a linha completa de sacos de dormir e isolantes térmicos.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com.