O que é Fluorocarbono e como utilizar?

por | jun 24, 2021 | PESCA ESPORTIVA | 0 Comentários

O QUE É FLUOROCARBONO?

O fluorocarbono cobre uma ampla família de compostos, incluindo orgânicos compostos de flúor, cloro e carbono, junto com sintéticos feitos de hidrocarbonetos. Tem como principais características a baixa elasticidade, resistência à abrasão e invisibilidade. Foi relatado o uso pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 90 para pesca de Black Bass e também para pesca oceânica de Atum.

Para que você tenha maior esclarecimento sobre essa linha, separamos alguns pontos importantes para entender o funcionamento da mesma.

BAIXA VISIBILIDADE

Um dos maiores benefícios é a quase invisível debaixo d’água. Isso ocorre porque ele não distorce a luz que passa pela linha (tem quase o mesmo índice de refração que a água) e é um grande fator em águas claras e quando tem como alvo peixes ariscos como robalos.

RESISTÊNCIA À ABRASÃO

Possui incrível resistência à abrasão que o monofilamento de nylon do mesmo diâmetro, assim tornando-se uma excelente opção para a pesca próxima de estruturas rochosas, vegetação e galhos. Além disso, permite maior proteção contra a parede óssea da boca do peixe, que por muitas vezes possui uma espécie de lixa ou pequenos dentes, que caso entrassem em contato diretamente com a linha de multifilamento seria facilmente cortada.

DENSIDADE

O fluorocarbono afunda mais rápido do que linhas convencionais de nylon devido a sua densidade ser maior do que a água, portanto é perfeito para auxiliar as iscas alcançar profundidade sem adição de peso extra.

 

  • Vale ressaltar que para isca de superfície pequenas é necessário avaliar a espessura correta do fluorocarbono pois, essas podem sofrer alterações no trabalho por conta da sua baixa flutuabilidade.

UTILIZAÇÃO

A maneira mais convencional de fazer sua utilização é na confecção de leader para pesca com iscas artificiais. Mas também é uma ótima opção para empatar anzóis.

O LEADER

Antes de fazer o seu leader é importante observar e fazer a leitura do pesqueiro escolhido, pois isso irá determinar o comprimento do mesmo. Para lugares como mangue que há muitas estruturas submersas e ostras é importante ter um leader comprido com aproximadamente um metro para evitar o contato com a linha principal, seja mono ou multifilamento.

Para os pescadores que tem como predileção o molinete é importante o uso de girador ou girador com snap, pois ao contrário da carretilha o molinete torce a linha e pode afetar o trabalho da isca.

Para fazer a união entre multifilamento e o fluorocarbono utilizamos o nó albright ou SF, confira o vídeo:

Já para monofilamento podemos utilizar o nó rápido alemão ou nó de sangue:

EMPATE

Outra maneira de utilizar o fluorocarbono é fazer o empate para anzóis. Extremamente eficaz para a pesca de praia, pois mantém a linha esticada permitindo a movimentação de 360º graus com o emprego da miçanga rotor ou engate rápido.

Também pode ser utilizado montagens de pesca oceânica (corrico), pesca de água doce (fundo) e pesqueiros para Tambaqui.

USO COM LINHA PRINCIPAL

Em algumas modalidades de pesca é possível usar fluorocarbono como a linha principal para abastecer seu molinete ou carretilhas, porém não é qualquer modelo que será efetivo.

A linha deve ser 100% fluorocarbono com a fabricação específica para a modalidade desejada, geralmente para finesse ou pescaria pesada, mas elas são difíceis de encontrar pois não são difundidas no Brasil. Lembre-se, o seu uso exige muita técnica do pescador já que se trata de uma linha mais dura e com baixa elasticidade e com maior probabilidade de cabeleiras.

Para a pescaria vertical e corrico, captura de Garoupa, Cherne, Atum e Marlin é muito comum utilizar o fluorocarbono devido a sua alta resistência. Vale lembrar que essas modalidades não necessitam de arremessos, o que torna seu uso mais fácil.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o preço que pode custar até duas vezes mais do que linhas convencionais de nylon e multifilamento.

DICAS

 

  • A espessura deve ter no máximo o dobro da linha principal, ou seja, uma linha de multifilamento de 20lb deve ter um leader de no máximo 40lb;
  • Nunca utilize a libragem menor do leader do que a linha, pois é certo que irá romper com muita facilidade;
  • Quando é utilizada a espessura maior que a linha principal será mais difícil de fazer o nó, pois a multifilamento irá escorregar no momento da arremate final do nó;
  • Toda vez que o leader estiver danificado faça a substituição ou corte o pronto com desgastes, pois essa área se torna mais frágil e pode romper durante a briga com o peixe;
  • Evite utilizar leader compridos pois em varas com passadores pequenos ou micros o nó pode sofrer atrito com a porcelana podendo até quebrá-la;
  • O nó não deve passar pelo rolete ou cursor. Devido ao seu volume pode trancar e danificar seu equipamento.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com