Como funciona Classificação PE para Linhas Multifilamento?

por | jul 17, 2021 | PESCA ESPORTIVA | 0 Comentários

As linhas multifilamento têm ganhado cada vez mais espaço na pescaria esportiva no Brasil, tendo grande vantagens em relação à tradicional, linha de monofilamento.
Gostaria de saber quais são os diferenciais? Acesse a matéria As vantagens e desvantagens de usar uma linha de multifilamento.

A maioria das linhas multifilamento são fabricadas com fibras de Polietileno com Alto Peso Molecular (UHMWPE) em uma tradução livre. O processo de trançar os fios de filamentos confere características únicas, quanto maior a quantidade de filamentos mais macia será a linha.

As linhas com quatro filamentos, mais conhecida como 4X, necessitam de compactação em sua fabricação o que proporciona um toque mais áspero e abrasivo ao material.

Os fabricantes de linhas de pesca estão usando cada vez mais a nomenclatura PE, sigla para polietileno, em seus produtos por vários motivos.

O primeiro é que, ao contrário do monofilamento que quando colocada no micrômetro a linha é amassada dando uma margem de erro para sua aferição, a fibra de polietileno é possível ter uma medição precisa em detalhes. Já que não tem variações da espessura independente da forma de aferir, seja em inércia ou seja durante o teste de campo fazendo força.

O tamanho de PE (PE 1, PE 2, PE 3 e assim por diante) é baseado em um sistema de numeração japonês chamado “gouw”, que é originalmente utilizado para medir o diâmetro de fios de seda. Essa é uma unidade de medida padrão baseada em peso, ou seja, uma linha PE 3 a cada cem metros pesa em torno de 9.05 gramas.

Vale ressaltar que a medida PE não é utilizada para calcular a tensão de ruptura das linhas. Na verdade, uma linha classificada como PE 5, por exemplo, pode quebrar em 30lb ou 90lb devido à qualidade das fibras, quantidade de fios e ao processo de fabricação.

Para fazer o calcular a espessura utilizamos a raiz quadrada do diâmetro padrão PE vezes 0.165 teremos a medida aproximada em milímetros. Exemplo:

Tabela de PE convertida em milímetros

 

 

PE 0.6 PE 0.8 PE 1 PE 1.2 PE 1.5 PE 1.7 PE 2 PE 2.5 PE 3 PE 3.5 PE 4
0.128mm 0.148mm 0.165mm 0.185mm 0.205mm 0.218mm 0.235mm 0.260mm 0.285mm 0.310mm 0.330mm

As linhas quatro fios são fabricadas até o PE 4, como são muito abrasivas e torna o trabalho de iscas mais complicado, além de, potencialmente, danificar os passadores, cursor ou rolete.

PE 5 PE 6 PE 7  PE 8  PE 10 PE 12 PE 14
0.370mm 0.405mm 0.435mm 0.470mm 0.520mm 0.570mm 0.620mm

A libragem indicada na embalagem do produto é referente ao teste do comprimento total da linha tensionada.
Pode acontecer durante o arremesso uma cabeleira dando “tranco” na linha ocasionando a sua ruptura, mesmo utilizando iscas leves.
Esse fato é bastante comum devido a sobrecarga de peso em um pequeno parte de linha, mas não se preocupe pois durante a briga com o peixe não vai te deixar na mão.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com