Como surgiu o pesque e solte?

por | mar 2, 2020 | PESCA ESPORTIVA | 0 Comentários

Henry Leon Wulff mais conhecido como Lee Wulff nasceu no dia 10 de fevereiro de 1905, iniciou sua trajetória na pesca muito jovem com apenas 10 anos de idade, utilizando um conjunto clássico de fly fishing. Além de pescador, foi um artista, piloto de avião, cineasta, produtor e escritor.

Em 1920, Wulff e sua família mudaram para San Diego, na Califórnia. Lee rapidamente se adaptou à pesca de água salgada para captura de robalos e corvinas nas praias banhadas pelo Oceano Pacífico. Frequentou dois anos San Diego State College antes de se transferir para a Universidade de Stanford para estudar engenharia. Formou-se em 21 de junho de 1926 com um diploma em engenharia, apesar de formado em engenharia, Lee Wulff não queria ser engenheiro, sua vocação era pesca esportiva.

POR QUE LEE WULFF É CONSIDERADO O PAI DO PESQUE E SOLTE?

Em 1939 no seu livro “Manual da pesca de peixes de água doce” Wulf cita sua famosa frase: “os peixes são valiosos demais para serem capturados apenas uma vez”. Anteriormente no ano de 1930 o pescador observou que a população de Salmão do Atlântico estava em um drástico declínio, o que levou Wulf alertar o governo canadense a tomar providencias para preservação da espécie.

Lee Wulff dedicou a vida inteira para a pesca, foi autor de vários livros sobre a pesca com mosca, desenvolveu moscas populares como Gray Wulff, White Wulff e Royal Wulff. Pai da pesca com mosca moderna, é responsável por muitas ideias inovadoras, como a criação do primeiro colete de pesca, que costurou com as próprias mãos.

Ele foi casado com Joan Wulf, a “primeira dama do fly”, a primeira mulher a ganhar uma competição de arremesso no fly e recordista em distância de arremesso, consagrando-a como a “melhor arremessadora do mundo”.

O casal fundou a Escola de Pesca com Mosca Wulf em 1979, no rio Beaverkill, em Nova York. Também fundaram a Royal Wulff Products, fabricante da famosa linha de fly com perfil triangular.

Joan explicou a razão do casal para abrir a escola: “O sonho de compartilhar com pescadores entusiastas aprender as técnicas do esporte “.

Lee Wulff morreu em 28 de abril de 1991, perto de Hancock, Nova York, quando o Piper Super Cub que ele pilotava colidiu com árvores no final da pista durante um pouso.

Contribuição Revista Pesca e Companhia.