Dicas para organizar sua mochila de trekking

por | nov 19, 2020 | CAMPING E AVENTURA, Trekking | 0 Comentários

Antes de tudo, é necessário escolher uma mochila que se adapte ao corpo de maneira correta e também ao tipo de atividade que será feita. Acesse a matéria de como escolher mochilas de trekking.

As mochilas para trekking possuem vários compartimentos incluindo bolsos internos, externos, tiras de acoplagem, porém você sabe como usá-los? É muito importante saber otimizar ao máximo de espaço fazendo a escolha certa dos equipamentos e como acomodar junto a mochila. Para trajetos com maior distância como caminho Santiago de Compostela, balancear o peso é indispensável para que a caminhada segura e confortável. Abaixo listamos cada compartimento e como devem ser utilizado:

 

 

TETO OU TAMPA
Lugar de fácil acesso para colocar equipamentos de grande volume e de baixo peso que não serão utilizados com tanta frequência durante a caminhada. Atenção evite equipamentos pesados como barraca, pois pode desbalancear a mochila fazendo movimentação em zig zag que machuca as costas e a lombar.

PARTE SUPERIOR
Localizado entre a tampa e o compartimento central, ideal para acessórios leves como corta vento, luva, meia, bandana, repelente entre outros.

COMPARTIMENTO CENTRAL OU CORPO
Ideal para equipamentos pesados e de grande volume que não possam molhar como saco de dormir e roupa segunda pele. Esse compartimento proporciona mais estabilidade à mochila, por isso é importante compactar tudo muito bem distribuindo o peso por igual. Alguns modelos como a Gyzmo da Nautika possui acesso frontal, o que torna mais fácil e rápido tirar os equipamentos sem retirar todos os itens pela abertura principal.

BOLSOS LATERAIS
Indicado para acessórios para uso corriqueiro como talher, lanterna, pederneira, bússola ou até mesmo pequenas refeições liofilizadas e barras de cereais. Alguns bolsos são projetados para acomodar bolsas de hidratação de até 3 litros. Atenção, tome cuidado para não encher em excesso, pois a bolsa pode estourar ou apresentar vazamentos por conta da pressão da bagagem sobre a mesma.

BOLSO INFERIOR
Utilizado para armazenar roupas sujas, já que na maioria das mochilas não possui contato direto com o restante da bagagem. Em algumas ocasiões também é utilizado para saco de dormir.

TIRANTES
Cada mochila possui seu sistema de tiras de acordo com sua estrutura, na maioria apresenta abaixo do bolso inferior para colocar o isolante, lona ou até mesmo a barraca. Também há as opções de pequenos anéis para anexar pequenos acessórios como apito, caneca, cantil, lanterna entre outros. Outro compartimento muito comum é o porta bastões de caminhada, acoplando ao corpo da mochila com acesso rápido para o uso em terrenos acidentados ou íngremes.

DICAS

Faça um checklist com todos os equipamentos que serão usados na sua expedição, sem deixar algum item essencial para trás;

Evite danos físicos por conta de excesso de bagagem, leve no máximo 30% do peso do seu corpo;

Armazene itens como roupas, saco de dormir, eletrônicos e iniciadores de fogo em sacos estanques, mesmo com chuva você manterá todos secos para o uso;

Algumas mochilas não acompanham capa de chuva, então leve sempre um poncho para emergência.

Caso você tenha dúvida de como montar seu enxoval para trekking, entre em contato com a nossa equipe que vamos orientar a fazer a escolha correta e tornar a sua aventura inesquecível.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se no nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com