Bastão de caminhada: importância e como escolher o seu.

por | jun 25, 2021 | CAMPING E AVENTURA | 0 Comentários

O bastão de caminhada é muitas vezes visto como algo desnecessário na mochila, porém, nesta matéria iremos mostrar mais deste equipamento e como ele pode auxiliar na sua aventura.

As vantagens deste acessório são extensas, dentre elas o auxílio em trechos difíceis da caminhada e um apoio melhor são os principais motivos que leva ao aventureiro à adquirir o produto. Este também pode auxiliar na abertura de caminhos, na sustentação do corpo, pode servir de ajuda à um outro companheiro em uma subida, porém, todos estas utilidades são possíveis se utilizado de maneira correta.

Nesta matéria iremos apresentar algumas dicas para te auxiliar a escolher o bastão correto de acordo com a atividade que você irá realizar.

 

  • Bastões para Trekking: Nessa atividade normalmente os terrenos passam por situações de subida íngreme, descida íngreme e com degraus, trechos com pedras e mata fechada, por isto um bastão com amortecimento interno seria a melhor escolha, porém, estes bastões tendem a pesar mais e isto deve ser avaliado pelo trekkeiro pois, se a caminhada for muito longa talvez deve-se repensar na escolha.

 

  • Bastões para subida de mais de 3000m de altitude: Para este tipo de atividade é necessário um equipamento mais robusto pois a mochila estará pesada e terá uma inclinação fora do normal, por isto, o melhor a se escolher é o bastão de Titânio, este tem uma ótima relação peso/resistência, além de ser comum a troca de ponteira para diferentes tipos de terreno quando o equipamento é fabricado neste material.

 

Alguns pontos são importante na escolha de qual modelo levar, porém, não se deve olhar apenas a “melhor marca”, pois outros aspectos podem determinar o bastão ideal, seguem alguns exemplos:

 

  • Peso: este ponto é algo muito particular de cada aventureiro, mas é um dois primeiros a ser avaliado durante a compra do equipamento.
  • Ajuste: o ajuste da altura deve ser rápido de realizar, fácil de fazer e eficaz.
  • Comodidade: O melhor é que possua uma empunhadura confortável e uma dragoneira. Quando trata-se do amortecimento é algo bem interessante, mas deve-se pensar se é necessário na atividade que você está praticando.
  • Número de peças: Quanto maior for o número de peças e seções mais compacto ele será quando dobrado. Algumas atividades em especiais é necessário que o equipamento seja guardado na mochila, por isso é importante observar este ponto.
  • Ponta: Normalmente são dois materiais mais comuns no mercado: aço (resistentes, mas se desgastam rapidamente) e o tungstênio (mais fortes e mais duradouras). Na escolha da melhor ponta, deve-se observar a intensidade do uso e o tipo do terreno que o trekkeiro irá percorrer.

Em resumo temos dois modelos de bastão de caminhada disponíveis no mercado, que são:

 

  • Telescópico: sistema de hastes encaixadas uns nos outros que permite ajustar a altura conforme a estatura do usuário. Seu sistema de trava pode ser de rosca ou com presilhas de pressão.
  • Desmontável: Divisível em quatro partes que são unidas por um cabo de aço, para ficar montado basta esticá-lo para dar pressão. Muito prático para transportar pois conta com baixo volume.

Os materiais em que são fabricados podem variar para cada marca ou modelos, os mais convencionais possuem como matéria prima principal o alumínio ou duralumínio, pois é leve e muito resistente.

Para os aventureiros mais técnicos há bastões em fibra de carbono que são super leves e que transferem menos impacto do que o alumínio. Por conta do seu baixo peso, é ideal para trekkings e expedições de longa duração.

O posicionamento correto é de 90º graus entre o braço e o antebraço. O bastão deverá estar mais longo em descidas e mais curto em subidas.
Quando ele estiver tocando no chão, não deverá passar a altura da barriga. Essa regra serve para pessoas de qualquer estatura.

Confira o vídeo que preparamos mostrando algumas das vantagens do bastão de caminhada:

Ficou alguma dúvida sobre o bastão de caminhada, acesso nosso site e converse com um dos nossos especialistas em Camping e Aventura.
Desde 1997 no mercado, aqui você encontra além de ofertas e promoções muitas dicas e informações que vão ajudar na sua caminhada mais segura.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com