7 modalidades de Pesca de Praia que você pode praticar

por | fev 5, 2020 | PESCA DE PRAIA | 2 Comentários

A pesca de praia também conhecida como surfcasting é um das modalidades mais tradicionais e com maior número de adeptos no Brasil, fatores como uma faixa litorânea com 7.367km de extensão, que cobre desde o Amapá até o Rio Grande do Sul com uma das mais ricas biodiversidades do planeta permitindo que um simples equipamento o pescador possa praticar essa modalidade. Outro fator que contribui com o número de simpatizantes do baixo custo comparando-se as modalidades que necessitam de uma embarcação, sem falar da tranquilidade e segurança de ficar em terra firme, assim esse modalidade abrange todos as faixas etárias sendo para a pesca de lazer ou competições.
Ao longo desta matéria vamos destacar as principais técnicas e sugestões de equipamentos.

01 – LIG LIG

A mais tradicional e simples técnica de pesca de praia praticada ao longo do nosso litoral, consiste na pescaria onde o individuo entra na água em uma profundidade que possa alcançar a cintura, é importante lembrar que é necessário que o mar esteja calmo e sem forte correnteza para uma pescaria segura.
Os equipamentos são bastante simples e encontrados com muita facilidade em qualquer loja de pesca, pode-se utilizar varas telescópicas sem passadores entre 3m a 7m que são mais leves, mas durante muito tempo foram empregadas varas de bambu, com medidas menores devido ao peso, mas eficientes é claro.
Podemos usar com chumbo de até 20g para pesca no fundo no buraco, ou boias para meia água com linha monofilamento até linha 0.35m, anzol maruseigo tamanhos entre 10 e 16.
Nesta modalidade o objetivo é a captura de peixes de pequeno e médio porte, aqui na região sul com chances de mais sucesso são capturados Caraipicu (Escrivão), Cocoroca, Maria Luisa (Roncador), Papa terra (Betara), Pampos e Marimbá.

02 – LINHA DE MÃO

A mais tradicional e simples técnica de pesca de praia praticada ao longo do nosso litoral, consiste na pescaria onde o individuo entra na água em uma profundidade que possa alcançar a cintura, é importante lembrar que é necessário que o mar esteja calmo e sem forte correnteza para uma pescaria segura.
Os equipamentos utilizados são bastantes rústicos, podem ser utilizadas desdes uma simples garafa pet, uma lata de leite ou um manonete são bastante simples e encontrados com muita facilidade em qualquer loja de pesca, pode-se utilizar varas telescópicas sem passadores entre 3m a 7m que são mais leves, mas durante muito tempo foram empregadas varas de bambu, com medidas menores devido ao peso, mas eficientes é claro.
Podemos usar com chumbo de até 20g para pesca no fundo no buraco, ou boias para meia água com linha monofilamento até linha 0.35m, anzol maruseigo tamanhos entre 10 e 16.
Nesta modalidade o objetivo é a captura de peixes de pequeno e médio porte, aqui na região sul com chances de mais sucesso são capturados Caraipicu (Escrivão), Cocoroca, Maria Luisa (Roncador), Papa terra (Betara), Pampos e Marimbá.

03 – BEIRA OU FRENTE

Essa modalidade é ideal para iniciantes, nela você pode usar um equipamento de baixo custo e com arremessos curtos pode obter bons resultados, principalmente em praias de tombo onde o canal quebra ondas é muito próximo da faixa de arreia. Nesse local podemos encontrar até peixes de grande porte, como o Robalo e Corvina por exemplo, a incidência de espécies de pequeno e médio porte é predominante, mesmo assim com equipamento leve e briga é boa e podemos destacar  exemplares da espécie Pampo, Caraipicu (Escrivão), Cocoroca, Roncador (Maria Luiza).
Na técnica de pesca de Beira ou Frente como ficou conhecida entre os praticantes são efetuados arremessos de até 50m em praias de baixa profundidade, em lugares com maior profundidade a distância pode diminuir. Muitas vezes lançamos uma distância maior e aos poucos vamos recolhendo até trancar no buraco, ponto de destaque nas capturas, outra dica importante é efetuar arremessos suaves para garantir a integridade da isca ao sofrer o impacto com água.

O conjunto ideal consiste em varas (telescópica ou de três partes) entre 3.60m e 3.90m, molinetes long cast 3000 e 4000, chumbos de até 70g, linhas entre 0.18mm e 0.25mm, arranque progressivo e chicote no máximo até 0.50mm.
O grande segredo para todas as modalidades é um anzol de boa qualidade, em especial os modelos japoneses da Gamakatsu e Owner como o Akita, nos tamanhos 03, 3.5, 4.0 e 5,0 empatados com nylon ou fluorocarbon até 0.50mm.

04 – MEIA ÁGUA

A técnica consiste em uma pescaria como já diz o nome meia força, de intensidade média com arremessos de médio alcance, na faixa entre 60 até 100m.
Muito empregada na pesca de lazer e competições para peixes de médio porte como Papa Terra (Betara), Parati Arpão, Parati Gato, Bagre, Baiacu, Pampo entre outros.

Para proporcionar arremessos maiores que a pesca de frente os equipamentos também precisam ter uma performance superior, recomenda-se o uso de varas (telescópica ou de três partes) tubulares ou com ponta híbrida de 3.90m e 4.20m com um casting de até 150g, molinetes long cast 4000 e 5000, chumbo de modelo pirâmide ou capela dentro da capacidade da vara, linhas entre 0.16mm, 0.18mm e 20mm, arranque progressivo, chicote 0.52mm.
Anzol Gamakatsu modelo Maruseigo, Akita ou Mikoshi Unagui entre 09, 12, 14, e 16 empatados com nylon e fluorocarbon 0.45mm ou 0.50mm.

05 – FORA OU FUNDO

A técnica de pesca de praia que requer maior habilidade do pescador, pois é necessários alcançar longas distâncias que podem superar até 200m e evitar a perda da isca durante o arremesso. Os modos mais eficientes de efetuar o arremessos são Off the Ground (OTG), Estilo e Machadada. Atenção, tome cuidado ao efetuar esses arremessos pois pode danificar a vara por conta da estilingada. Ideal para a captura de Papa Terra (Betara), Corvina, Burriquete, Miraguaia, Pampo entre outros.

Recomenda-se o uso de varas (três partes) tubulares ou com ponta híbrida de 4.20m e 4.50m com um casting de até 250g, chumbo de modelo pirâmide, capela e cometa dentro da capacidade da vara, molinetes long cast 5000, linhas entre 20mm, 22mm e 25mm arranque progressivo, chicote 0.62mm.

Anzol Gamakatsu modelo Maruseigo e Mikoshi Unagui entre 12, 14, e 16 empatados com nylon e fluorocarbon 0.50mm.

06 – NAGE SURF

Essa modalidade de pesca de praia leve desenvolvida no Japão para captura de pequenos exemplares como Peixe Rei, Carapicu (Escrivão) e Sardinha. O conjunto é formado por equipamentos padrões como varas de 4.20m e molinetes long cast, utilizando um sistema de chicote semelhante a um sabiki com até dez anzóis, utiliza-se minhoca de praia ou camarão como isca. Outra característica peculiar entre as demais modalidades é o recolhimento lento e continuo assim a isca se torna mais atrativas para o peixe por estar sempre em movimento.

07 – BEACH LEDGERING

Muito praticada no sul da Itália, França, Espanha e Portugal, destaca-se pela leveza nos equipamentos que garante uma bela briga com o peixe. Utiliza molinetes long cast tamanho 3000, varas de até 4m que permitem a troca de ponteiras com ação média e rápida. O melhor local para pratica dessa modalidade são praias abrigadas com mar calmo e baixa correnteza para efetuar arremessos de até 100m com chumbadas leves de preferencia. Ideal para captura de peixes como Carapicu (Escrivão), Papa Terra (Betara), Pampo, Parati, Marimbá entre outros.

Visite nossa loja exclusiva de PESCA DE PRAIA, com lançamentos e promoções exclusivas para nossos assinantes. Lembramos que comprando aqui o seu equipamento além desse cuidado e carinho você ainda recebe 5% de volta no nosso programa de fidelidade CLUBE PAPASIRI.

Gostou dessa dica?

Cadastre-se aqui na nossa lista de assinantes ou acesse nosso site www.papasiri.com para receber informações sobre novos produtos, promoções, dicas, vídeos e muito mais.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail vendas@papasiri.com